5 estratégias para ampliar suas vendas em 2022
Quem trabalha com vendas sabe muito bem, o quanto, os dois últimos anos, foram difíceis para o setor.
A pandemia, para alguns, foi a propulsora de novos negócios.
Para outros, significou perdas, prejuízos e, até mesmo, o fechamento de portas.
Agora, quem soube aproveitar a crise para ganhar mais mercado ou mesmo quem sobreviveu a tempestade, precisa parar e planejar 2022.
Sim! Para 2022 ser realmente o ano da retomada para a sua empresa de impressão, é preciso parar pra pensar agora, fazer uma avaliação completa do que deu certo e o que deu errado, e definir estratégias para os negócios decolarem.
E, para ajudar você neste desafio, a DSI preparou um conteúdo especial, com dicas preciosas para pequenos e médios empreendedores darem a volta por cima e conquistarem as vendas dos seus sonhos. Siga a leitura e aproveite!
Como minha empresa de impressão vai ampliar as vendas?
Para começar agora a garantir um ano mais positivo para a sua empresa de impressão de brindes, estampas ou comunicação visual, aproveite todo esse conteúdo exclusivo DSI.
Estratégia 1 – PLANEJAMENTO
Cada vez mais, ser empresário no Brasil exige conhecimento de técnicas de gestão.
Não importa o tamanho da sua empresa. Pode ser uma MEI que trabalha com impressão de brindes sublimáticos, uma estamparia de moda, um bureau de comunicação visual que faz painéis e fachadas, ou uma gráfica que imprime rótulos e provas de cor.
O planejamento é o passo inicial para a empresa se organizar e determinar metas para si e para a equipe.
E uma das ferramentas mais bacanas para o se fazer um plano de negócio é Business Model Canvas.
Didática e lúdica, essa ferramenta auxilia a ver exatamente onde estão os pontos que necessitam de melhorias e definições, fornecendo uma base importante para a tomada de decisão.
Mas, se você já tem sua empresa constituída há mais tempo, a hora do planejamento estratégico deve ser aquela em que você define os objetivos do seu negócio para um período de médio ou longo prazo.
Pra começar, faça uma análise da situação da empresa e de como foram os últimos anos. Em seguida, defina metas e indicadores de resultados, para depois partir para o plano de ação.
Tudo organizado e registrado no papel, é hora de reunir a equipe, determinar responsabilidades e incentivar a todos a colocarem em prática o planejado.
Já nas primeiras semanas de execução, você já pode ir analisando os resultados que estão surgindo e, se necessário, ir fazendo os ajustes que forem preciso.
Uma boa ferramenta para esse tipo de trabalho é o ciclo PDCA (do inglês plan, do, check, act). Numa tradução livre é o que se entende por Planeje, Faça, Verifique e Aja.
Por ser um trabalho contínuo, é definido como um ciclo. Porque você vai planejar agora, executar em seguida, verificar os resultados e agir para fazer as correções necessárias.
Estratégia 2 – Conheça seu público
Uma das principais estratégias do bom vendedor é conhecer o seu cliente, saber das suas necessidades, suas predileções, seus sonhos, seus medos e seus desejos.
Se você ainda não consegue fazer um desenho, nem que seja imaginário, do que leva o seu cliente a comprar o seu produto, você está com um sério problema.
Mas, não se assuste, sempre é tempo de ampliar a sua visão sobre seu mercado.
O ideal é que você dedique um tempo para observar as pessoas que demandam dos seus serviços e produtos, conversar mais intimamente com elas, de forma informal, levantando informações que possam guiar suas próximas ações e argumentos de vendas.
A essa etapa, chamamos de levantamento de dados para criação de persona.
É o desenho de um personagem fictício que representará a grande maioria dos seus clientes.
Para isso, defina um nome, uma idade, uma profissão, um estado civil, sonhos e necessidades (dores) dessa pessoa.
Se você achar difícil fazer isso sozinho, algumas empresas de Marketing Digital podem dar uma força nesse desafio. Mas, se você não tem uma verba destinada para esse investimento, a Rock Content oferece um e-book gratuito que ensina passo a passo a montar a sua persona.
Estratégia 3 – Variedade ou especialidade
Essa é uma definição estratégica da sua empresa, que deve permear seu posicionamento de mercado.
Se você é um pequeno impressor de brindes, precisa ter em mente que vender todos os tipos de brindes vai demandar um investimento maior em estoque, equipamentos e conhecimento de produção.
Já, se você se especializar em canecas, por exemplo, você poderá usar todos os seus recursos para oferecer “as melhores”, “as mais criativas”, “as de mais qualidade” da sua cidade.
Criando um diferencial e ganhando mercado pela especialização.
Mas, essa é uma definição que deve ser tomada já no plano do seu negócio.
Embora, você possa corrigir os rumos se achar necessário.
Se você optar pela variedade, busque criar produtos com apelo para os diversos perfis de público, ou diversas personas, como comentamos no item anterior.
Quem trabalha com impressão digital por sublimação para moda, pode incrementar seus serviços, imprimindo algumas peças direto no tecido, aumentando o mix e a lucratividade, por exemplo.
Uma boa opção para isso é investir numa Epson® SC-F2100. Uma impressora desenvolvida para oferecer a tecnologia DTG (Direct to Garment).
Ela permite a personalização de peças de alto valor agregado, o que pode representar a entrada de recursos financeiros importantes no seu negócio.
Também dentro da variedade é preciso estar atento às oportunidades que surgem com os novos hábitos e necessidades das pessoas de acordo com o cenário em que vivemos.
Um exemplo disso foi a gigantesca demanda que apareceu, com a pandemia, do uso de máscaras, o que oportunizou a estamparia desse item por meio de sublimação, impulsionando algumas empresas de brindes e de estampas.
As datas comemorativas anuais também são uma oportunidade a ser aproveitada tanto por quem trabalha com variedade, quanto com especialidade.
Basta se planejar e agir no tempo certo.
Estratégia 4 – Use a internet a seu favor
Nos últimos anos, as compras pela internet vinham crescendo a passos largos.
Mas, com a chegada da pandemia de Covid-19 ao Brasil, em março de 2020, elas aumentaram vertiginosamente, mostrando até mesmo que, quem não tinha aderido ao modelo de negócio, podia estar fadado ao fracasso.
Vender pela internet se tornou essencial.
Segundo o site E-commerce Brasil, as vendas online atingiram R$ 53,4 bilhões em vendas no primeiro semestre de 2021. Já um estudo do Ebit | Nielsen relata que houve um aumento de 22% no ticket médio das compras nesse período, comparado aos mesmos meses de 2020.
Daí, então, investir numa loja virtual, num market place ou vender pelas redes sociais se tornou básico para a sobrevivência. Afinal, ninguém quer ficar de fora desse volume de vendas.
E é por isso que essa estratégia não pode ficar de fora do seu planejamento para 2022.
Veja bem, se você é um pequeno impressor de brindes, que tal se aventurar em market places como Mercado Livre ou Elo7? Ou investir num bom perfil no Instagram, interligado ao seu WhatsApp já pode ajudar…
Já se você tem uma empresa de impressão de comunicação visual de médio ou grande porte, um site com loja virtual e o próprio Google Shopping podem ser as melhores soluções.
Embora, se utilizar de todas as estratégias para alavancar vendas seja uma boa saída, isso exige maior investimento de tempo e pessoal.
Isso porque é preciso organizar a logística de publicação dos anúncios e produtos em todos esses locais, atender os pedidos, e operacionalizar as cobranças e as entregas.
Estratégia 5 – Fique de olho nas tendências
Assim como a demanda de máscaras surgiu em função da pandemia, outras tendências marcam a espera (e a comemoração) do seu fim.
Segundo pesquisa Coronavírus: comportamento e consumo na pandemia, realizada pelo Grupo RBS no Rio Grande do Sul:
- 36,5% dos gaúchos entrevistados acreditam que junho de 2022 marcará a retomada dos dias normais;
- 21,4% acreditam que isso acontecerá em dezembro de 2022;
- 16,5% são mais otimistas e projetam o retorno à antiga normalidade para dezembro de 2021.
Essas ideias se valem do avanço na vacinação e da confiança na imunização, e nos trazem, então, a seguinte pergunta “o que as pessoas vão querer fazer quando terminar a pandemia”?
A tendência verificada neste estudo mostra que:
- 40,6% comprarão mais roupas, calçados e acessórios;
- 25,6% investirão em mais itens para casa e decoração;
- 10,8% vão adquirir mais brinquedos e artigos infantis.
Isso já demonstra que há oportunidades para as empresas de impressão na área de sublimação, de comunicação visual, de decoração, brindes e moda.
Outro dado levantado pela pesquisa é que o consumidor está mais exigente, dando ainda mais valor para a qualidade dos produtos, já que a experiência vivida precisa ser muito positiva para que ele fique satisfeito e volte sempre.
O setor de viagens também tende a crescer em 2022, mostrando que a impressão de itens para essa atividade pode ser uma boa sacada para quem quer vender mais.
Embora essa pesquisa leve em consideração o mercado gaúcho, ela demonstra bem o sentimento do brasileiro em geral.
Prova disso é o comentário do analista de mercado, Ricardo Amorim, que fala em “efeito eu mereço” que impactará os consumidores que, após tanto tempo se privando de consumir produtos e atividades, querem se dar “recompensas”.
O que, com certeza, aquecerá o mercado e revelará boas oportunidades de vendas em 2022.
Como a DSI vai ajudar você a vender mais em 2022?
Uma coisa é senso comum, quanto mais qualidade nas impressões sua empresa entregar, mais vai agradar seus clientes, fazendo eles indicarem a empresa e voltarem sempre. O que, por consequência, vai lhe render mais vendas.
É nessa hora que a DSI entra com as soluções para a sua empresa ganhar mais qualidade nas impressões.
A DSI é o MAIOR CANAL DE VENDAS Epson (LFP) da América Latina.
Isso quer dizer que a DSI tem as impressoras certas para garantir mais qualidade nos seus impressos e a equipe mais especializada em impressão do mercado, estando pronta para ajudar você a encontrar o equipamento ideal para as suas demandas.
A DSI é Epson®, porque já foi uma empresa de impressão e, ao escolher as melhores máquinas para imprimir com superqualidade, iniciou um relacionamento com essa empresa japonesa, tornando-se, então, representante da marca em todo o Brasil.
Dessa parceria, muitos clientes já foram beneficiados, sendo atendidos com excelência e adquirindo impressoras que garantem mais produtividade, alcançando resultados extremamente positivos.
Quais impressoras a DSI comercializa?
A DSI distribui uma ampla linha de impressoras profissionais e industriais Epson, atendendo os mercados de:
- Sublimação
- Comunicação visual
- DTG – direct to garment
- DTF – direct to fabric
- Rótulos e etiquetas
- CAD
- Fotografia e provas de cor
Impressoras para sublimação
Impressoras de entrada – Ideais para produção de brindes
- Epson® SC-F170: formato A4, cores CMKY, média de impressão de 1.000 folhas/mês
- Epson® SC-F570: formato A3, cores CMKY, média de impressão até 500m2/mês
- Epson® SC-F571: formato A3, cores C + K + Rosa e Amarelo Fluorescentes, média de impressão até 500m2/mês
Impressora standard – para quem imprime mais de 500m2/mês – Ideal para brindes, fardamento esportivo, fast fashion e sinalização
- Epson® SC-F6370: largura de impressão de 110 cm
Impressoras de alta produtividade – Ideais para moda, artigos esportivos e decoração
- Epson® SC-F9470: largura de impressão de 162 cm, cores CMKY x 2 cabeças de impressão
- Epson® SC-F9470H: largura de impressão de 162 cm, cores CMKY + Amarelo flúor + Rosa Flúor, 2 cabeças de impressão
Impressoras para comunicação visual (solvente e resina)
A DSI entrega em todo o Brasil a linha de impressoras para comunicação visual da Epson® que abrange as impressoras com tinta à base de solvente – Série S – e a impressora à base de resina – Série R.
- Epson® SC-S40600: largura de impressão de 162 cm, cores CMKY
- Epson® SC-S60600L: largura de impressão de 161,5 cm, cores CMKY x 2
- Epson® SC-S80600L: largura de impressão de 161,5 cm, 10 cores (CMYK + Lc + Lm + Lk + O, + R + W ou Ms), imprime 99% do espectro Pantone®
- Epson® SC-R5070L: largura de impressão de 162 cm, 6 cores (CMYK + Lc + Lm)
Impressoras DTG – direto no tecido
Com tecnologia de ponta, as impressoras DTG atendem muito bem as demandas de personalização de produtos, graças a sua capacidade de imprimir a arte direto no tecido, criando peças únicas de alto valor agregado.
- Epson® SC-F2100: Ideal para empresas com médio volume de produção.
- Epson® SC-F3070: Perfeita para empresas com alto volume de produção.
Impressoras de fotografia e prova de cor
A DSI leva até você a ampla gama de equipamentos Epson® para impressão de fotografias e provas de cor.
São impressoras de diversos formatos, que entregam impressões de altíssima qualidade, com cores vibrantes e contrastes incríveis, atendendo o mercado de fotos, arte, painéis e gráficas.
- Epson® SC-P7570: largura de impressão de 61 cm, 12 cores
- Epson® SC-P9570: largura de impressão de 111,7 cm 12 cores
- Epson® SC-P10000: largura de impressão de 111 cm, 9 cores
*Consulte mais modelos e larguras de impressão
Impressoras de projetos CAD, cartazes e mapas
- Epson® SC-T5270SR: largura de impressão de 91,4 cm
- Epson® SC-T7270DR: largura de impressão de 111 cm
*Consulte mais modelos e larguras de impressão
Impressoras de etiquetas e rótulos
As impressoras Série C Epson® são ideais para impressão de rótulos com dados variáveis para informar dados técnicos, atender à legislação, se diferenciar dos concorrentes e divulgar marcas.
Perfeitas para bebidas e alimentos artesanais, produtos químicos, farmacêuticos, setores moveleiro e calçadista, entre outros.
- Epson® SC-C7500G: largura de impressão de 10,8 cm
- Epson® SC-C6000A: largura de impressão de 10,1 cm, atende ao Padrão GHS.
- Epson® SC-C6500P: largura de impressão de 21,2 cm
Impressoras industriais Epson
A DSI também comercializa as impressoras industriais Epson®.
Com tecnologia de ponta, atendem às demandas de empresas que precisam contar com maior velocidade de impressão, ao mesmo tempo em que entregam produtos de qualidade superior, com alto nível de produtividade.
- Monna Lisa ML8000 (DTF): Surpreende pela qualidade de impressão direto no tecido. Perfeita para estamparias com alto volume de produção.
- Epson® SC-F10070: Sublimática de alto nível para empresas que precisam de produtividade 24 horas por dia.
- Epson® SC-V7000: Impressora UV capaz de imprimir em um enorme mix de substratos. Infinitas possibilidades de criação de produtos para comunicação visual e brindes.
- Epson® SurePress L-6534AW: Perfeita para imprimir etiquetas e rótulos on demand e ampliar a oferta de serviços das gráficas e empresas de impressão.
Agora que você já sabe que é com impressoras Epson® que sua empresa de impressão vai ganhar a qualidade que precisa para vender mais em 2022 e nos próximos anos, e conhece as impressoras profissionais e industriais que a DSI entrega em todo o Brasil, que tal conversar com nossa equipe comercial?
Gostou do conteúdo?
Compartilhe nas redes sociais: