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5 passos para sua empresa de impressão ser mais lucrativa em 2023

5 passos para sua empresa de impressão ser mais lucrativa em 2023

Quem tem uma empresa de impressão sabe muito bem o quanto o mercado está competitivo nos últimos anos. Para alguns, a pandemia foi a geradora de novos negócios, outros já estagnaram os investimentos.

Tivemos eleições e o maior campeonato de futebol do mundo no Qatar, que também impactaram no setor. Agora, 2023 está aí, trazendo novas oportunidade para sua empresa de impressão.

Mas, que mudanças implementar para atrair mais e melhores clientes, nesse cenário duvidoso? É para ajudar você que elaboramos esse conteúdo. Confira agora os 5 passos básicos para fazer seu negócio ganhar mais mercado.

Passo 1 – Faça um planejamento para sua empresa de impressão

Cada vez mais, ser empresário no Brasil exige conhecimento de técnicas de gestão.

Não importa o tamanho da sua empresa. Pode ser uma MEI que trabalha com impressão de brindes sublimáticos, uma estamparia de moda, um bureau de comunicação visual que faz banners e painéis, ou uma gráfica que imprime rótulos e provas de cor.

O planejamento é o passo inicial para a empresa de impressão se organizar e determinar metas para si e para a equipe.

Que tal fazer uma análise SWOT, ou FOFA, do seu negócio. Do inglês: Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats.

Essa análise consiste em levantar os pontos fortes (forças), as oportunidades, os pontos fracos (fraquezas) e as ameaças que impactam direta e indiretamente a sua atuação.

Esses itens são organizados em forma de matriz, para mais fácil visualização e definição de estratégias de ação.

Equipe de jovens reunida fazendo a análise SWOT de uma empresa

O ideal é reunir uma equipe multidisciplinar da empresa e ouvir abertamente as percepções de cada um.

Agora, se você está começando sua empresa agora, uma ferramenta bem bacana para o se fazer o plano de negócios é Business Model Canvas.

Didática e lúdica, essa ferramenta auxilia a ver exatamente onde estão os pontos que necessitam de melhorias e definições, fornecendo uma base importante para a tomada de decisão.

Mas, se você já tem sua empresa constituída há mais tempo, parta logo para o planejamento estratégico. Nele, você deve definir os objetivos do seu negócio para um período de médio ou longo prazo.

No planejamento estratégico analise a situação da empresa a partir da Matriz SWOT. Levante dados de como foram os últimos anos também, para depois definir o plano de ação, as metas e quais serão os indicadores de resultados.

Mãos à obra <h3>

Tudo organizado e registrado no papel, é hora de reunir o resto da equipe, determinar responsabilidades e incentivar a todos para colocarem em prática o planejado.

Já nas primeiras semanas de execução, você já pode ir analisando os resultados que estão surgindo e, se necessário, ir fazendo os ajustes que forem preciso.

Para esse tipo de trabalho, uma boa dica é usar o ciclo PDCA (do inglês Plan, Do, Check, Act). Numa tradução livre é o que se entende por Planeje, Faça, Verifique e Aja.

Por ser um trabalho contínuo, é definido como um ciclo. Porque você vai planejar agora, executar em seguida, verificar os resultados e agir para fazer as correções necessárias, sempre voltando ao início e refazendo o processo.

Passo 2 – Conheça o público da sua empresa de impressão

Conhecer o consumidor/cliente de sua empresa de impressão é uma das principais estratégias do bom vendedor.

Saber as suas necessidades, suas preferências, seus sonhos e desejos, seus medos e inseguranças pode ser uma carta na manga na hora negociar, argumentar e contornar objeções.

Se você ainda não consegue fazer um resumo, um desenho imaginário do perfil das pessoas que consomem da sua empresa, do que leva esse seu cliente a comprar o seu produto e/ou serviço, você está com um sério problema.

Mas, não se assuste, sempre é tempo de ampliar a sua visão sobre seu mercado.

O ideal é que você dedique um tempo para observar as pessoas que demandam dos seus serviços e produtos, conversar mais intimamente com algumas delas, mesmo que informalmente, levantando informações que possam guiar suas próximas ações e argumentos de vendas.

A essa etapa, chamamos de levantamento de dados para criação de persona.

“Persona, no Marketing Digital, nada mais é que a personificação do cliente ideal de uma empresa ou marca.”

É o desenho de um personagem fictício que representará a grande maioria dos seus clientes.

Para isso, defina um nome, uma idade, uma profissão, um estado civil, sonhos e necessidades (dores) dessa pessoa.

Se você achar difícil fazer isso sozinho, algumas empresas de Marketing Digital podem dar uma força nesse desafio. Mas, se você não tem verba que pode alocada para esse investimento, a Rock Content oferece um e-book que traz o passo a passo a montar uma persona.

Ter essa persona desenhada vai ajudar a definir uma série de ações importantes para atingir seu público.

Se você não souber quem consome da sua empresa, sua comunicação terá um público muito amplo, desperdiçando esforços falando com consumidores que não tem interesse no seu serviço.

Rostos de pessoas de várias idades, gêneros e etnias.

Passo 3 – Variedade ou especialidade. Como posicionar sua empresa de impressão.

Na hora de posicionar sua empresa no mercado, você precisa definir claramente como quer ser visto.

Se você é um pequeno impressor de brindes, precisa ter em mente que vender todos os tipos de brindes vai demandar um investimento maior em estoque, equipamentos e conhecimento de produção. O que pode acabar inviabilizando seu negócio.

Já, se você se especializar em canecas, por exemplo, você poderá usar todos os seus recursos para oferecer “as melhores”, “as mais criativas”, “as de mais qualidade” da sua cidade, posicionando por sua especialidade.

Mas, essa é uma definição que deve ser tomada no plano do seu negócio, lá quando você for usar a ferramenta Canvas.

Mesmo que você já tenha uma empresa em andamento, parar e olhar para esse posicionamento é de extrema importância para que você possa corrigir os rumos se for necessário.

Agora, se você optar pela variedade, busque criar produtos com apelo para os diversos perfis de público, ou diversas personas, como comentamos no item anterior. E saiba que seu investimento deverá ser diretamente proporcional ao público que deseja atingir.

Quem trabalha com impressão digital por sublimação para moda, por exemplo, pode incrementar seus serviços, imprimindo algumas peças direto no tecido, aumentando o mix e a lucratividade.

Uma boa opção para isso é investir numa Epson® SC-F2100. Uma impressora desenvolvida para oferecer a tecnologia DTG (Direct to Garment) ou, em português livre, impressão direta no tecido.

Ela permite a personalização de peças de alto valor agregado, o que pode representar a entrada de recursos financeiros importantes no seu negócio.

Também dentro da variedade é preciso estar atento às oportunidades que surgem com os novos hábitos e necessidades das pessoas de acordo com o cenário em que vivemos.

De olho no contexto

Quem tem uma empresa de impressão que atende demandas precisa estar de olho no cenário que a cerca ou como dizemos em Marketing, de olho no contexto.

Um exemplo de estar pronto para atender demandas de momento foi o que aconteceu quando surgiu a pandemia de Covid-19 em 2020, no Brasil.

Assim que foram detectados os primeiros casos, o Ministério da Saúde recomendou que as pessoas usassem máscaras protetoras em lugares fechados.

A indústria de máscaras não estava preparada para atender a uma procura tão grande, cabendo assim a empresas de confecção e de brindes correrem para produzir o artefato e salvar vidas.

Nesse momento, surgiu a demanda de máscaras estampadas, para que as pessoas pudessem personalizar um pouco esse acessório que se tornou obrigatório em muitos locais.

Então, empresas de impressão que trabalhavam com sublimação tiveram uma oportunidade incrível de ampliar seu faturamento.

Outra oportunidade de contexto para estamparias são as datas comemorativas anuais e os eventos do calendário político e de esportes. Eleições, campeonatos mundiais de futebol, olimpíadas, entre outros trazem oportunidades quentes de ampliação de faturamento.

Mas, se for possível, planeje-se com antecedência para agir no tempo certo. E, a dica de ouro, fique atento ao contexto que vivemos.

Passo 4 – Use a internet a favor da sua empresa de impressão

Nos últimos anos, as compras pela internet vêm crescendo a passos largos e, com a pandemia, ganharam um novo impulso.

Agora, mesmo com cenário mais normalizado, apesar das variantes do Coronavírus que assustam de tempos em tempos, o hábito de comprar pela internet já se fortaleceu e vender pela internet se tornou essencial.

O site E-commerce Brasil traz a informação de que o Brasil é o primeiro no ranking mundial de crescimento de compras online. Segundo dados da CupomValido, as vendas pela internet cresceram 22,2% em 2022, com projeção de aumento para 20,7% ao ano até 2025.

Então, de olho no contexto, investir numa loja virtual, num market place ou vender pelas redes sociais se tornou básico para a sobrevivência das empresas de impressão.

E é por isso que essa estratégia não pode ficar de fora do seu planejamento para 2023.

Veja bem, se você é um pequeno impressor de brindes, que tal se aventurar em market places como Mercado Livre ou Elo7? Ou investir num bom perfil no Instagram, interligado ao seu WhatsApp já pode ajudar…

Já se você tem uma empresa de impressão de comunicação visual de médio ou grande porte, um site com loja virtual e o próprio Google Shopping podem ser as melhores soluções.

Embora, se utilizar de todas as estratégias para alavancar vendas seja uma boa saída, isso exige maior investimento de tempo e de pessoal.

Isso porque é preciso organizar a logística de publicação dos anúncios e produtos em todos esses locais, atender os pedidos, ter uma logística correta de entregas e um sistema de cobranças muito eficaz.

Passo 5 – Agir com agilidade é essencial

Assim como falamos em estar “de olho” no contexto e cenário, também é preciso visão de futuro e ação no presente.

Mesmo que sua empresa de impressão seja pequena, pesquisar e observar o mercado ficou muito mais fácil hoje em dia. Com a internet, as redes sociais e o Google a sua disposição, não tem desculpa pra perder oportunidades.

As redes sociais trazem e levam as “trends”, e surfar essas oportunidades é questão de agir com agilidade.

Para saber o que está “bombando” no momento, o próprio Google oferece uma ferramenta importantíssima: o Google Trends.

Por meio dela, você pode fazer pesquisas e descobrir o que seu público mais está procurando, onde e como procura, abrindo possibilidades para agir o mais rápido possível para oferecer o produto ou serviço da vez.

Outra ferramenta muito útil é o Buzzmonitor Trends. A diferença entre esta e a plataforma do Google é que o Buzzmonitor é pago.

Justamente por esse motivo, é mais complexo, tem mais serviços disponíveis e entrega resultados mais relevantes.

Como a DSI vai ajudar você a vender mais em 2023?

Uma coisa é senso comum, quanto mais qualidade e durabilidade sua empresa de impressão entregar, mais vai agradar seus clientes, fazendo eles indicarem e voltarem sempre. O que, por consequência, vai lhe render mais vendas.

É nessa hora que a DSI entra com as soluções para você ganhar mais qualidade nas impressões.

A DSI é o MAIOR CANAL DE VENDAS Epson da América Latina por três anos consecutivos (19-20, 20-21 e 21-22), na categoria grandes formatos.

Isso quer dizer que a DSI tem as impressoras certas que vão garantir mais qualidade nos seus impressos, mais economia no seu dia a dia, e muito mais produtividade.

E mais, a equipe DSI é superespecializada em impressão, estando pronta para ajudar você a encontrar o equipamento ideal para as suas demandas.

A DSI é Epson®, porque já foi uma empresa de impressão e, ao escolher as melhores máquinas para imprimir com qualidade superior, iniciou um relacionamento com essa empresa japonesa, tornando-se, então, representante da marca em todo o Brasil.

Dessa parceria, muitos clientes já foram beneficiados, sendo atendidos com excelência e adquirindo impressoras que entregam resultados extremamente positivos.

Quais impressoras a DSI comercializa?

A DSI distribui uma ampla linha de impressoras profissionais e industriais Epson, atendendo os mercados de:

E mais, a DSI agora é representante da italiana Sei Laser no Brasil. Uma indústria especializada em equipamentos para gravação e corte a laser nos mais diversos substratos.

Agora que você já sabe que é com impressoras Epson® da DSI que sua empresa de impressão vai ganhar a qualidade que precisa para vender mais em 2023 e nos próximos anos, que tal conversar com nossa equipe comercial?

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