A ferramenta 5S pode ajudar sua empresa de impressão a dar a volta por cima
O mercado está em mudanças constantes, mas os últimos meses têm sido de desafios nunca antes vistos.
Diante dessa nova realidade, o que fazer para manter a empresa produtiva e, é claro, lucrativa?
A primeira ação deve ser “arrumar a casa”.
Se antes estávamos na correria, atendendo a mil pedidos e correndo contra o tempo para cumprir prazos, agora, a parada obrigatória deve ser vista como uma oportunidade para organizar as coisas e se preparar para a retomada.
E, a melhor dica para essa organização é a implementação da ferramenta 5S na sua empresa.
A partir da década de 50, num cenário em que o Japão também vivia uma retomada, é que foi criada a ferramenta 5S.
Um programa que, apesar da passagem do tempo, da tecnologia e das novas tendências, continua sendo atual quando o assunto é colocar a empresa em ordem para agir com mais rapidez e eficiência.
O Programa 5S visa revolucionar os ambientes de trabalho, com objetivo de propiciar o comprometimento das pessoas envolvidas, a organização e a manutenção do foco nos negócios.
O nome do programa deriva das 5 palavras que resumem o processo, que são, em japonês: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke.
Para não ficarem distantes demais da realidade brasileira, quando o programa chegou ao país, optou-se por incluir a palavra Senso na frente da tradução de cada significado, ficando conhecido por aqui como os 5 Sensos:
1 – Senso de Utilização – SEIRI
2 – Senso de Ordenação – SEITON
3 – Senso de Conservação – SEISO
4 – Senso de Saúde – SEIKETSU
5 – Senso de Autodisciplina – SHITSUKE
Quando as regras de cada um dos sensos são aplicadas, cada setor e profissional consegue ficar mais focado no seu trabalho e, consequentemente, aumenta a sua produtividade.
Afinal, os principais objetivos dos 5 Sensos são mudanças comportamentais, melhoramento de atitudes e comprometimento, administração mais participativa e transparente, melhor qualidade de vida, maior responsabilidade nas tarefas, melhor segurança e, consequentemente, aumentar a produtividade e melhorar a imagem da empresa.
Dessa forma, incorporar essa rotina na empresa desencadeia um novo hábito junto aos colaboradores, contribuindo assim, para a conquista da qualidade total.
Considera-se por qualidade total, todas aquelas dimensões que afetam a satisfação das necessidades das pessoas, e, portanto, a sobrevivência das organizações, devendo ser buscado de forma contínua, sistemática e, principalmente, planejada e engajada.
Os 5Ss são uma “carta na manga” neste momento em que precisamos estar ainda mais eficientes.
E, para ajudar sua empresa de impressão, seja de brindes, comunicação visual ou estamparia, a implementar essa ferramenta, a DSI preparou um conteúdo exclusivo.
Acesse nosso material completo e bom trabalho!
Gostou do conteúdo?
Compartilhe nas redes sociais: