A revolução da moda com as novas tecnologias de sublimação
O mundo da moda passou por uma revolução nos últimos anos e as empresas do setor viram-se obrigadas buscar diferenciais e tecnologia para ganhar agilidade e sobreviverem.
Afinal, o que antes eram 4 estações, divididas em duas temporadas fashion, agora é ultrapassado. A moda precisa se renovar a cada mês, a cada semana, se possível.
Um dos diferenciais utilizados por designers e estilistas de moda para atender esta demanda está na estamparia por sublimação. Até pouco tempo atrás, este tipo de estamparia era um processo caro e demorado. Era necessário a produção de um fotolito, gravação de chapas, set up de máquina, acerto de cores, tornando-se muito dispendioso, viável apenas para grandes tiragens, impedindo a personalização e a criação de itens exclusivos.
Com a chegada da sublimação digital, a estamparia teve um salto de qualidade, tornando-se mais acessível e ágil, atendendo à necessidade dos novos criadores de produzirem estampas personalizadas em baixas quantidades. O que permite a criação de produtos exclusivos, com maior valor agregado no mercado da moda e decoração.
Após a impressão da estampa no papel sublimático, é necessário um processo de transferência térmica. Em estampas pequenas e/ou localizadas, a transferência pode ser feita um a prensa térmica. Para estampas maiores ou rolos de tecidos é necessário a utilização de uma calandra para transferir os desenhos do papel para o tecido.
A qualidade do resultado final das estampas impressas a partir da sublimação digital salta aos olhos dos especialistas mais exigentes, como afirma a matéria na revista Costura Perfeita de maio/junho 2017.
No caso das impressoras de sublimação Epson, toda tecnologia foi desenvolvida para oferecer uma solução completa e de alta confiabilidade.
Da cabeça de impressão à viscosidade da tinta, tudo passou por estudos e testes minuciosos para assegurar a maior qualidade para seus clientes.
Grandes nomes da moda já aderiram a essa tecnologia, como Lino Villaventura que diz: “Eu fiquei impressionado com esse processo.” ao testar uma Epson na sua coleção, ainda em 2014. E ele completa: “É uma tecnologia incrível, essa da Epson para sublimação”, como se pode conferir em vídeo produzido pela empresa sobre a parceria.
Com essas soluções, muitas marcas de roupas infantis, femininas, masculinas, lingerie, moda praia, surfwear estão aderindo à estamparia de sublimação digital. Outros setores que também já experimentaram e estão alcançando ótimos resultados são o de decoração de interiores, o de roupas esportivas e o calçadista.
A manutenção das impressoras de sublimação também é mais uma vantagem. Sem falar na autonomia, porque elas são capazes de imprimir 24 horas por dia, sem acompanhamento, graças aos rebobinadores com secadores que vão “guardando” o material impresso enquanto a impressora trabalha.
Todas estas vantagens têm assegurado ao setor têxtil e de moda muito mais agilidade para atender às enormes exigências de um mercado apaixonado por novidades a todo o instante, dando recursos para os designers e estilistas criarem com total liberdade, sabendo que conseguirão produzir no tecido exatamente a estampa criada no papel ou na tela.
Gostou do conteúdo?
Compartilhe nas redes sociais: