Como imprimir rótulos de alimentos dentro das novas regras da Anvisa
Periodicamente, os órgãos de vigilância sanitária e defesa do consumidor revisam as normas de rotulagem dos alimentos, visando fornecer aos consumidores mais e valiosas informações sobre os ingredientes que compõem esses importantes produtos.
O objetivo sempre é dar ao consumidor a oportunidade de saber o que está consumindo, a fim de resguardar sua saúde. Assim, em 2020, a Anvisa editou uma Resolução e uma Instrução Normativa, visando melhorar a compreensão das informações nutricionais dos alimentos.
Essas normas começaram a entrar em vigor em outubro de 2022 e, para facilitar o seu entendimento sobre as mudanças impostas por elas, que implicam na impressão dos seus rótulos, a DSI preparou este conteúdo. Siga sua leitura e saiba tudo sobre o assunto!
Quais as principais mudanças nos rótulos de alimentos?
As principais mudanças nos rótulos dos alimentos que você que cria e imprime embalagens vai precisar adotar a partir de outubro de 2022 foram definidas pela Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) 429 e a Instrução Normativa (IN) 75.
Elas trazem normas que devem ser seguidas em 3 principais quesitos:
– rotulagem nutricional;
– tabela de informações;
– alegações nutricionais.
Essas definições vêm para melhorar a legibilidade dos rótulos, auxiliando o consumidor a fazer escolhas mais assertivas para garantir uma alimentação saudável para si e para sua família, ganhando mais elementos informativos para ampliar seu poder de escolha.
1 – Mudanças quanto à rotulagem nutricional frontal
A mudança com maior impacto na criação do design de embalagens para impressão será a necessidade de trazer para a área frontal do rótulo do alimento, a sua informação nutricional.
Ela deverá ser composta por um símbolo informativo claramente visível no painel da frente da embalagem, na parte superior.
Este símbolo deverá trazer a informação sobre o alto teor de nutrientes com relevância para a saúde.
Na própria RDC 429 e na IN 75 está a definição que este símbolo será uma lupa e que os nutrientes que deverão ser informados são: açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio.
Assim, será obrigatório o uso da lupa para indicação de um ou mais desses nutrientes sempre que o alimento apresentar quantidades igual ou acima das definidas abaixo:
- Açucares adicionados em alimentos sólidos ou semissólidos: 15 g ou mais por 100 g de alimento;
- Açucares adicionados em alimentos líquidos: 7,5 g ou mais por 100 ml de alimento;
- Gordura saturada em alimentos sólidos ou semissólidos: 6 g ou mais por 100 g de alimento;
- Gordura saturada em alimentos líquidos: 3 g ou mais por 100 ml de alimento;
- Sódio em alimentos sólidos ou semissólidos: 600 mg ou mais por 100 g de alimento;
- Sódio em alimentos líquidos: 600 mg ou mais por 100 g de alimento.
Veja a imagem que ilustra a aplicação, conforme a quantidade de nutrientes existentes no alimento:
Fonte: https://revistapesquisa.fapesp.br/embalagens-de-alimentos-exibirao-selo-frontal-alertando-para-quantidades-elevadas-de-acucar-sodio-e-gorduras-saturadas/
2 – Mudanças quanto à tabela de informação nutriciona
No item sobre as mudanças na tabela de informação nutricional, as novas definições tratam sobre a cor das letras, o local de colocação na embalagem e a obrigatoriedade de informações sobre quantidades de nutrientes.
– No quesito cor das letras, ficou definido que deverão ser sempre pretas com fundo branco, visando garantir o contraste necessário para maior visibilidade por parte do consumidor.
– Na parte referente ao local de exposição da informação, as novas normas definem que a tabela nutricional deverá estar localizada sempre próximo da lista de ingredientes, em superfície contínua, não sendo aceita divisão. Não poderá estar em áreas encobertas por dobras, em locais deformados/amassados, ou de difícil visualização.
A única exceção permitida será em casos de embalagens pequenas, com área de impressão do rótulo menor que 100 cm2. Nesta situação, a tabela poderá estar em áreas encobertas, desde que facilmente acessíveis pelo consumidor.
– Quanto ao conteúdo da tabela nutricional, agora, será obrigatório a informação de açúcares totais e adicionados, do valor energético e dos nutrientes por 100 g ou 100 ml.
E mais, deverá expor claramente o número de porções por embalagem.
Veja a imagem ilustrativa destas novas informações na tabela nutricional:
Fonte: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2022/rotulagem-nutricional-novas-regras-entram-em-vigor-em-120-dias
3 – Mudanças quanto às alegações nutricionais
Mesmo com as mudanças impostas pela Anvisa a partir de outubro de 2022, as alegações nutricionais permanecem como informações voluntárias na impressão de rótulos e embalagens.
A atenção que a RDC e a normativa trazem é para o cuidado para que estas alegações não concorram com as informações nutricionais na parte superior do painel principal da embalagem, reservado para o símbolo da lupa, caso o alimento contenha os nutrientes que exigem essa utilização.
Assim, as alterações neste quesito visam evitar contradições destas alegações com a rotulagem nutricional frontal.
A própria Anvisa fornece um documento completo de Perguntas e Respostas que podem esclarecer dúvidas mais frequentes que possam vir a existir nos fabricantes de alimentos. Saiba mais, clicando aqui.
Qual prazo tenho para adequar os rótulos dos alimentos que produzo?
A RDC 429 e a IN 75, mesmo editadas em 2020, só entraram em vigor em outubro de 2022.
Qualquer alimento direcionado ao consumo humano que for lançado a partir desta data deverá seguir essas regras.
Os produtos que já se encontravam no mercado nesta data terão um prazo um pouco maior para se adequarem. Confira:
- 09/11/2023 – Produtos que já se encontravam no mercado antes da vigência da norma.
- 09/11/2024 – Alimentos fabricados por agricultores familiares ou empreendedores familiares rurais, empreendimentos econômicos solidários, microempreendedores individuais, agroindústrias de pequeno porte, agroindústrias artesanais e alimentos produzidos de forma artesanal.
- 09/11/2025 – Bebidas não alcoólicas em embalagens retornáveis, observando o processo gradual de substituição dos rótulos.
Dessa forma, se você já possuía alimentos comercializados no mercado em outubro de 2022, sua empresa só precisará entrar em conformidade a partir de 9 de outubro de 2023.
Em casos de alimentos artesanais, o prazo é maior. E para bebidas, ficará para 2025.
As bebidas não alcoólicas que estão fora das exigências destas normas são água mineral natural, água natural, água adicionada de sais e água do mar dessalinizada.
Como imprimir rótulos de alimentos artesanais dentro das novas normas?
Agora que você já sabe quais as maiores mudanças que precisarão ser impressas nos rótulos e embalagens de alimentos, vamos falar sobre as dicas para impressão destes elementos tão importantes na hora da venda dos seus produtos alimentícios.
Depois de criar um design atrativo, colocar todos os dados nutricionais elaborados por um nutricionista, é o momento de colocar esta arte no papel, filme adesivo ou nos substratos flexíveis (Stand Up Pouch).
Para isso, se você for um produtor artesanal, poderá contratar uma gráfica digital que imprima todos os seus rótulos. Nesse caso, quanto mais impressões, menor o custo unitário.
Mas, se o seu volume é mais personalizado, o ideal é adquirir uma impressora que atenda sua demanda, imprimindo conforme sua necessidade, para não precisar estoque de rótulos.
Nessa situação, os equipamentos ideais para atender sua requisição de rótulos podem ser as impressoras de etiquetas Epson Série C.
Veja o que cada um dos modelos pode oferecer para a sua empresa.
- Epson SC-C3500 – Ideal para etiquetas com dados variáveis e rótulos coloridos, imprime etiquetas adesivas com cores perfeitas, extrema qualidade e alta velocidade. Suas impressões são resistentes a manchas e à água tanto em papel normal ou sintético, quanto no mate ou gloss. É de fácil reposição de papel e possui cortador automático. Largura de impressão: 10,4 cm.
- Epson SC-C7500G – Ideal para imprimir etiquetas adesivas e rótulos para os mais diversos segmentos. Entrega rótulos com dados variáveis e códigos de barras de alta densidade em papel normal, sintético, mate e gloss. Econômica e precisa, suas impressões são resistentes a manchas e à água. Dispensa o estoque de etiquetas pré-impressas em flexografia, permitindo maior personalização. Largura de impressão: 10,8 cm.
- Epson SC-C6500P – Ideal para etiquetas adesivas com informações complexas e alta qualidade. É a primeira impressora jato de tinta colorida que oferece a funcionalidade de peel logo após impressão, acelerando a aplicação manual de etiquetas sob demanda. Funciona com precisão em sistemas de aplicação de etiquetas automatizados. Possui gerenciamento remoto e oferece cortador automático. Suporte para etiquetas de 0,25 cm até 21,2 cm.
Como imprimir rótulos de alimentos industrializados dentro das novas normas?
Para as indústrias, a impressão de embalagens e rótulos passa por processos mais complexos, já que os volumes são maiores e os tipos de produtos mais variados.
Essas indústrias podem agora contar com impressoras de etiquetas e rótulos que substituem a flexografia, como os equipamentos Epson SurePress L4533AW e L6534VW.
- Epson SurePress L4533AW – Sua forma de impressão simples e eficaz revela-se ideal para as mais variadas etiquetas adesivas, rótulos adesivos e, também, rótulos termoencolhíveis, impressos em filme PVC, PLA ou PETG, que podem ser aplicados em latas de alumínio, plástico ou vidro. Com tintas à base de água, extremamente duráveis, são muito mais aderentes e resistentes à água e à abrasão na maioria dos substratos.
A L4533AW imprime em diversos tipos de materiais e etiquetas, com ou sem tratamento, como papéis gloss e semigloss, filmes, vinil e, até mesmo, BOPP metalizado, ampliando as possibilidades de criação de embalagens mais atrativas e modernas. Imprime em 7 cores: Ciano, Magenta, Preto, Preto fosco, Verde, Laranja, Branco
- Epson SurePress L6534VW – Atende o mercado de produtos premium, reduzindo o desperdício e dispensando a flexografia. Oferece acabamento excepcional, graças ao inovador sistema de fixação UV, que garante resultados perfeitos numa ampla variedade de mídias. Traz o Verniz Digital para acabamentos brilhantes e foscos, impressos de forma seletiva ou geral. Largura da imagem de impressão: 33 cm x 100 cm.
A L6534VW imprime em 5 cores: CMYK + Wh + tintas verniz digitais instaladas em linha. Trabalha com tintas de alta opacidade que, aliadas a uma única passada de tinta branca, oferecem uma camada de base ideal para impressão em cores vibrantes, em substratos transparentes ou metálicos. A tinta branca brilhante também reproduz linhas e textos finos e opacos, perfeitos para atender os clientes mais exigentes do mercado.
Porque comprar sua impressora de rótulos e etiquetas com a DSI?
A DSI é o maior canal de vendas Epson da América Latina, categoria grandes formatos, por 3 anos consecutivos (anos fiscais 19-20, 20-21 e 21-22).
Esse já é um importante argumento para você confiar a compra da sua impressora de rótulos e etiquetas, para a nova rotulagem nutricional de alimentos, com a DSI.
Como se não bastasse, a DSI possui uma equipe altamente especializada em impressão, pronta para ajudar os clientes a encontrar a solução Epson ideal para o seu negócio e seu plano de crescimento como empresa.
E mais, a DSI conta com 14 unidades de representação no Brasil, estrategicamente localizadas para atender todo o território nacional com agilidade e eficiência. O que oferece ainda mais credibilidade a nossa marca.
Com 18 anos de atuação no mercado, além das impressoras para rótulos e etiquetas, distribuímos as soluções em tecnologia para impressão Epson em vários segmentos profissionais e industriais como:
– Sublimação;
– DTG (Direct to Garment) e DTF (Direct do Fabric);
– CAD;
Recentemente, passamos a representar no Brasil também a italiana SEI Laser, indústria especializada em fabricar equipamentos para gravação e corte a laser em diversos substratos e segmentos produtivos.
A DSI está presente ainda, sempre junto com a Epson, em grandes feiras e eventos de impressão como FESPA, FuturePrint, Maquintex, Febratex e AgresteTex.
Para completar, temos o completo showroom DemoCenter DSI junto à gráfica digital P + E em São Paulo, pronto para receber a sua visita, inclusive com uma impressora de rótulos L4533 em pleno funcionamento para você conferir pessoalmente toda a qualidade e agilidade dessa máquina.
Agende sua visita ou solicite mais informações sobre as impressoras Epson para imprimir rótulos e etiquetas dentro das novas regras de rotulagem nutricional de alimentos.
Gostou do conteúdo?
Compartilhe nas redes sociais: