Como se comportam as tendências de tecidos estampados | DSI | Distribuidor EPSON Autorizado

Blog

Como se comportam as tendências de tecidos estampados

Como se comportam as tendências de tecidos estampados

Quem trabalha com impressão de tecidos sabe bem como é a realidade. A cada temporada de moda surge uma tendência diferenciada para as estampas das peças.

Xadrez, floral, geométrico, listras e tribal são apenas alguns tipos de estampas que estilistas e designers utilizam em suas composições na moda, na decoração e no design em geral.

A cada temporada, alguns temas ficam mais em evidência do que outros, favorecendo certos estilos de estampas, deixando-as mais ou menos coloridas, mais ou menos misturadas, mais simples ou complexas.

Como a moda não é ciência, é difícil acompanhar todas essas tendências, uma vez que ela depende da visão, da interpretação e da criatividade do autor. Por isso, as semanas de moda de Nova York, Paris e Milão são consideradas tão importantes, porque reúnem a visão dos principais criadores do mundo.

Nos desfiles deste ano, para primavera-verão 17/18, por exemplo, no que se refere a tecidos estampados, chama a atenção os looks com muitas listras, formas geométricas e estampas lúdicas como luas, corações e rostos.

Na próxima temporada, isso tudo pode ser considerado old-fashioned.

Isso acontece porque a indústria da moda precisa de novidades o tempo todo para se manter e criar no consumidor a necessidade de atualização constante, e consequente alto consumo.

Antes de criar, os estilistas e designers fazem grandes pesquisas e viagens, observando o comportamento das pessoas nas ruas, nas vitrines do mundo para então colocar a criatividade em pratica. Dessa forma, é sempre complicado tentar antever o que vem na próxima coleção.

Algumas empresas de confecção e têxtil usam o serviço de pesquisadores de tendências para criar suas peças, sendo os principais destaques o portal mundial WGSN e o brasileiro UseFashion.

Com a disseminação das faculdades de moda e design no Brasil, também surgiram escritórios de pesquisa de tendências e empresas especializadas apenas na criação de estampas. Vale pesquisar na internet.

Para a primavera-verão 17/18, selecionamos 4 dicas de estilos de estampas para você se inspirar.

Tropicalismo

Tudo a ver com o Brasil, o estilo tropical enche as peças de folhagens e elementos orgânicos, normalmente em um fundo branco, ou com muita cor em fundo escuro, transmitindo maior sofisticação, sempre em tecidos leves com a cara do verão. Ideais para sublimação.

Expressões náuticas

O famoso “navy” deve continuar em alta no próximo verão em todos os looks e para todas as idades. Paisagens marinhas e ilustrações náuticas têm um apelo mais moderno, o que deve atrair mais o público jovem. Já os tons de azul, com seu apelo mais intimista, tem mais chances de cair no gosto do público com idade acima de 40 anos.

Outra tribo

Com uma fusão entre o tribal e o geométrico, este estilo abusa da monocromia em dois tons, em um design leve e ao mesmo tempo clássico, minimalista e ao mesmo tempo complexo, que brinca com os olhos.

Florais aquáticos

Na próxima estação, os florais mergulham na água para criar uma aquarela de flores como se tivessem sido pintadas à mão e dando um ar de abstração. Suavidade, tons claros e jovialidade são as principais características desse estilo.

VEJA NOSSO CONTEÚDO COMPLETO

Referências:
http://blog.trendstop.com/2016/12/ss18-key-print-trends/
http://lunelli.com.br/blog/wp-content/uploads/2017/07/desfile-resort-verao-Oscar-de-la-Renta-e-versace.jpg

Newsletter
Receba os nossos conteúdos no seu e-mail

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso

Atendimento via WhatsappAtendimento