Melhorar a Qualidade das suas Estampas Está ao seu Alcance
Quando se trabalha com estampas a mais tempo, sabe-se que existe uma grande dificuldade na produção destas que hoje são o hit da moda em vários segmentos.
Ao produzir em “casa” ou terceirizar, as soluções de produção muitas vezes resultavam em estampas com cores lavadas ou, quando ficavam boas, na primeira lavagem perdiam cores e manchavam o produto final.
O que fazer diante deste problema?
Desistir das estampas e perder mercado?
Nada disso!
A solução que a sua empresa precisa está na sublimação.
A sublimação é um processo de impressão em que uma imagem é transferida para um papel especial (transfer) e, dele, transferido para a superfície final pela ação do calor e pressão, através de uma prensa térmica ou calandra.
Embora haja no mercado impressoras de pequeno porte capazes de trabalhar com tamanhos A3 e A4, elas costumam ser inviáveis para negócios no longo prazo, uma vez que o preço da tinta oferecida em frascos menores não compensa, podendo chegar a 15 vezes o preço da tinta para grandes formatos.
Impressoras sublimáticas grandes não apenas compensam no longo prazo, como imprimem áreas maiores (diferente da serigrafia ou DTG, na sublimação não há limitação de área), de forma mais rápida. O que permite a impressão não apenas de produtos pequenos como bonés, canecas, camisetas, sacolas, capas de celular, como produtos grandes e mais lucrativos como roupas esportivas, materiais promocionais, decoração para casa e tecidos para moda. A sublimação realmente entrega o que promete, estampar quase qualquer peça e com qualidade comprovada. A imaginação é o limite.
E já existe alguma impressora que estampe direto no tecido?
Sim. Já existe.
A Epson SureColor F2100 foi feita para imprimir estampas direto no tecido de algodão, simplificando etapas de produção e oferecendo maior praticidade. Essa impressora substitui com excelência o processo de serigrafia em camisetas, garantindo maior agilidade e a possibilidade de impressão de quantidades menores, com extrema qualidade.
Mesmo assim, estampar com sublimação pode ser a melhor escolha.
Primeiro, porque permite a impressão em qualquer substrato e qualquer quantidade. Mesmo que a superfície não seja sintética, é possível aplicar um revestimento que a tornará apta a receber a tinta.
Segundo, porque o uso do papel acaba sendo mais econômico do que o tecido em caso de erros de produção e é de mais fácil manuseio.
Sem falar na área de impressão praticamente sem limites da sublimação.
Ainda em comparação à serigrafia, DTG e sublimação costumam oferecer a melhor qualidade de imagem, além de maior praticidade e durabilidade.
A sublimação começou a ser usada no mundo da moda e da decoração há pelo menos 10 anos, quando não haviam impressoras específicas e a qualidade final estava longe da vista hoje em dia. Uma das razões para sua adoção é a quantidade de tecidos a base de poliéster e a qualidade final dos produtos.
Um outro motivo é a possibilidade criativa que a tecnologia oferece; durante anos, tecidos eram limitados a coloridos a uma seleção um tanto pequena de coloridos.
A sublimação permitiu o uso de qualquer cor da paleta CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto), além de imagens nítidas e vibrantes.
A liberdade criativa e a maior praticidade na criação de testes e peças estampadas se ampliou de uma forma nunca vista antes, confirmando que a sublimação é uma tecnologia que veio para ficar. Cabe às empresas saber aproveitar a oportunidade que esse tipo de impressão proporciona.
LUCRAR MAIS COM TECIDOS ESTAMPADOS É POSSÍVEL!
Confira dicas e informações incríveis que vão fazer toda a diferença na sua confecção.

Gostou do conteúdo?
Compartilhe nas redes sociais: