fbpx

Blog

Aproveite seu tempo para conferir mais conteúdos exclusivos DSI sobre SUBLIMAÇÃO.

Qual o melhor tecido para sublimação?

Qual o melhor tecido para sublimação?

Uma das primeiras coisas que quem trabalha com SUBLIMAÇÃO deve saber é que o tipo de tecido usado é fundamental para a qualidade do processo.
Mas, como saber qual o tecido ideal?

Quem trabalha na área já tem ideia de que os tecidos são formados por fibras entrelaçadas e são divididos em tecidos de fibras naturais, tecidos de fibras sintéticas, de fibras artificiais e tecidos com fibras mistas.

Na hora de escolher o tecido para sublimação, é sempre bom lembrar que os tecidos de fibras sintéticas são os que melhor se prestam para este tipo de estamparia.

Para saber reconhecer os tecidos ideais, não é o nome dele que interessa, mas a quantidade de poliéster de que ele é feito.

Afinal, na sublimação de estampas, para as cores ficarem mais vivas, o tecido 100% poliéster é o ideal.

Mas, você não vai conseguir trabalhar só com esse tipo de tecido. É preciso flexibilidade.
Então, fique atento aos tecidos PP, PA e PV (não se assuste, não são partidos políticos, e, sim, siglas).

Os tecidos PP (polipropileno) são compostos por 100% poliéster e, ao ser processado, ganha um caimento maior, mais brilho e um toque macio. Duas das suas principais vantagens são: não amassar e formar menos bolinhas. Justo por isso é muito usado na decoração de eventos.

Os tecidos PA ou malha piquet são aqueles compostos por 50% poliéster e 50% algodão, como a helanca light, conhecida como helanquinha ou cacharrel, muito usadas em artigos esportivos e blusas do tipo polo. A mistura de fibras se torna muito boa porque um anula o lado negativo do outro. O poliéster sozinho esquenta demais, já o algodão sozinho pode encolher e entortar. Para sublimação, esse tipo de tecido deixa a impressão mais lavada, pela baixa quantidade de poliéster, mas pode ser usado para aplicações específicas que não exigem durabilidade muito grande como material promocional.

Já a Poliviscose, PV ou malha fria é um tecido composto por 67% poliéster e 33% viscose, ideal para uniformes escolares, por ser uma malha mais macia, que quase não encolhe nem desbota, podendo passar por várias lavagens sem problemas. Por esse motivo, também é muito utilizado para uniformes esportivos, principalmente para times de futebol. Nestes tecidos, o resultado da sublimação não fica tão perfeito, porque as cores da estampa ficam menos vivas.

Ainda é possível trabalhar sublimação com tecido do tipo PET, que serve para confecção ou decoração. Este tecido é feito a partir da reciclagem de garrafas PET, das quais são produzidas as fibras artificiais, podendo até ter uma certa porcentagem de algodão, tornando-se um tecido de fibras mistas, e ganhando maior caimento.

Empresas mais sustentáveis têm exigido o uso deste tecido na produção de seus uniformes, brindes e material promocional. Algumas marcas mais inovadoras também estão lançando produtos neste tecido para atrair o público mais conectado com sustentabilidade.

Lembramos aqui que, para a qualidade visual da imagem ser boa na sublimação de estampas, quanto maior a porcentagem de tecido sintético, melhor vai ficar.

Quer conhecer os melhores equipamentos de impressão para sublimação? Clique aqui

Gostou do conteúdo?
Compartilhe nas redes sociais:

Conteúdos Relacionados
CONTEÚDOS SUPERINTERESSANTES para você, que trabalha com impressão para sublimação, impressão solvente, rótulos e etiquetas, CAD e foto. Confira!
5 motivos para investir numa impressora para sublimação Epson® Série F da DSI
+
5 motivos para investir numa impressora para sublimação Epson® Série F da DSI

Quando você pensa em comprar uma impressora para sublimação para a sua empresa, precisa estar atento a vários fatores, para […]

Entenda as diferenças entre impressão por sublimação e impressão analógica
+
Entenda as diferenças entre impressão por sublimação e impressão analógica

Cada vez mais, cresce a procura por impressão de estampas no segmento da moda. Seja o fast fashion, a moda […]

A revolução da moda com as novas tecnologias de sublimação
+
A revolução da moda com as novas tecnologias de sublimação

O mundo da moda passou por uma revolução nos últimos anos e as empresas do setor viram-se obrigadas buscar diferenciais […]

VER MAIS CONTEÚDOS
Newsletter
Receba os nossos conteúdos no seu e-mail

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso

Atendimento via WhatsappAtendimento