Qual o melhor tecido para sublimação? | DSI | Distribuidor EPSON Autorizado

Blog

Aproveite seu tempo para conferir mais conteúdos exclusivos DSI sobre SUBLIMAÇÃO.

Qual o melhor tecido para sublimação?

Qual o melhor tecido para sublimação?

Uma das primeiras coisas que quem trabalha com SUBLIMAÇÃO deve saber é que o tipo de tecido usado é fundamental para a qualidade do processo.
Mas, como saber qual o tecido ideal?

Quem trabalha na área já tem ideia de que os tecidos são formados por fibras entrelaçadas e são divididos em tecidos de fibras naturais, tecidos de fibras sintéticas, de fibras artificiais e tecidos com fibras mistas.

Na hora de escolher o tecido para sublimação, é sempre bom lembrar que os tecidos de fibras sintéticas são os que melhor se prestam para este tipo de estamparia.

Para saber reconhecer os tecidos ideais, não é o nome dele que interessa, mas a quantidade de poliéster de que ele é feito.

Afinal, na sublimação de estampas, para as cores ficarem mais vivas, o tecido 100% poliéster é o ideal.

Mas, você não vai conseguir trabalhar só com esse tipo de tecido. É preciso flexibilidade.
Então, fique atento aos tecidos PP, PA e PV (não se assuste, não são partidos políticos, e, sim, siglas).

Os tecidos PP (polipropileno) são compostos por 100% poliéster e, ao ser processado, ganha um caimento maior, mais brilho e um toque macio. Duas das suas principais vantagens são: não amassar e formar menos bolinhas. Justo por isso é muito usado na decoração de eventos.

Os tecidos PA ou malha piquet são aqueles compostos por 50% poliéster e 50% algodão, como a helanca light, conhecida como helanquinha ou cacharrel, muito usadas em artigos esportivos e blusas do tipo polo. A mistura de fibras se torna muito boa porque um anula o lado negativo do outro. O poliéster sozinho esquenta demais, já o algodão sozinho pode encolher e entortar. Para sublimação, esse tipo de tecido deixa a impressão mais lavada, pela baixa quantidade de poliéster, mas pode ser usado para aplicações específicas que não exigem durabilidade muito grande como material promocional.

Já a Poliviscose, PV ou malha fria é um tecido composto por 67% poliéster e 33% viscose, ideal para uniformes escolares, por ser uma malha mais macia, que quase não encolhe nem desbota, podendo passar por várias lavagens sem problemas. Por esse motivo, também é muito utilizado para uniformes esportivos, principalmente para times de futebol. Nestes tecidos, o resultado da sublimação não fica tão perfeito, porque as cores da estampa ficam menos vivas.

Ainda é possível trabalhar sublimação com tecido do tipo PET, que serve para confecção ou decoração. Este tecido é feito a partir da reciclagem de garrafas PET, das quais são produzidas as fibras artificiais, podendo até ter uma certa porcentagem de algodão, tornando-se um tecido de fibras mistas, e ganhando maior caimento.

Empresas mais sustentáveis têm exigido o uso deste tecido na produção de seus uniformes, brindes e material promocional. Algumas marcas mais inovadoras também estão lançando produtos neste tecido para atrair o público mais conectado com sustentabilidade.

Lembramos aqui que, para a qualidade visual da imagem ser boa na sublimação de estampas, quanto maior a porcentagem de tecido sintético, melhor vai ficar.

Quer conhecer os melhores equipamentos de impressão para sublimação? Clique aqui

Conteúdos Relacionados
CONTEÚDOS SUPERINTERESSANTES para você, que trabalha com impressão para sublimação, impressão solvente, rótulos e etiquetas, CAD e foto. Confira!
Conheça 5 motivos para investir numa impressora para sublimação Epson® Série F da DSI
+
Conheça 5 motivos para investir numa impressora para sublimação Epson® Série F da DSI

Quando o assunto é comprar a sua impressora para sublimação, é preciso estar atento a vários detalhes, como tecnologia, segurança, […]

Entenda as diferenças entre impressão por sublimação e impressão analógica
+
Entenda as diferenças entre impressão por sublimação e impressão analógica

Cada vez mais cresce a procura por impressão de estampas no segmento da moda. Seja o fast fashion, a moda […]

A revolução da moda com as novas tecnologias de sublimação
+
A revolução da moda com as novas tecnologias de sublimação

O mundo da moda passou por uma revolução nos últimos anos e as empresas do setor viram-se obrigadas buscar diferenciais […]

VER MAIS CONTEÚDOS
Newsletter
Receba os nossos conteúdos no seu e-mail
Atendimento via WhatsappAtendimento