Saiba como imprimir rótulos e etiquetas no ritmo do mercado
Quem trabalha com produtos que precisam de rótulos e etiquetas sabe bem como esse detalhe é importante, tanto para realizar mais vendas, quanto para estar em conformidade com a legislação.
Criar rótulos exige criatividade, bom gosto e conhecimento sobre design de embalagens, além de atenção às leis de cada segmento industrial.
Além de serem bonitos e atraentes, esses impressos precisam conter todas as informações necessárias sobre os produtos.
As regras sobre esses dados que devem constar nos rótulos das mercadorias também mudam constantemente, o que pode se tornar uma dor de cabeça para quem mantém grandes estoques de impressos e pré-impressos.
Seguir as leis é essencial para que a empresa produtora não receba multas ou tenha sua mercadoria recolhida e descartada em uma fiscalização da vigilância sanitária, por exemplo.
Agora, para saber mais como imprimir rótulos e etiquetas com agilidade, precisão e qualidade, e mais, personalizadas, siga essa leitura!
O que são rótulos?
Rótulo é o substantivo masculino que designa uma peça, de papel ou filme plástico, com letras e imagens, adesivada em um produto, que auxilia o consumidor a entender o que é e para que serve determinada mercadoria.
Serve para tornar um item mais atrativo, gerar valor e comunicar as informações importantes que um consumidor deve saber antes de adquirir o produto.
Dados como data de validade e fabricante também devem constar no rótulo.
O que são etiquetas?
Etiqueta, normalmente, se refere a um papel adesivo aplicado em um objeto ou embalagem, com objetivo de informar seu preço ou conteúdo.
Muito usadas na área de logística, as etiquetas são itens ideais para sinalizar uma embalagem com informações sobre remetente e destinatário, e seus dados pessoais e empresariais.
Outro uso importante das etiquetas, no momento atual, é para rastreamento de mercadorias tanto num almoxarifado de uma fábrica ou no estoque de um centro de distribuição, quanto no transporte.
Com o crescimento exponencial do consumo nos e-commerces, o uso das etiquetas têm crescido muito nos últimos anos. Basta observar as mercadorias compradas pela internet, quando chegam as nossas casas.
Normalmente, as embalagens são repletas de etiquetas afixadas para auxiliar que esses produtos cheguem com segurança aos seus compradores.
Como imprimir rótulos e etiquetas dentro da legislação?
Como vimos, cada segmento de produto tem suas próprias exigências em termos de legislação e design.
Alguns setores, como o químico e o do agronegócio, precisam obedecer a regras específicas de informações sobre substâncias tóxicas e inflamáveis.
Para entender, exatamente, como funcionam essas normas, é possível acessar o Decreto Nº 10.088/2019 (Anexo LX) e a ABNT NBR 14.725.
Eles esclarecem que informações devem contar no rótulo dos produtos desses setores, quais informações são obrigatórias e onde deve ser afixado o adesivo.
E mais, determinam que esses rótulos devem obedecer ao Sistema Globalmente Harmonizado, conhecido no Brasil como GHS.
O que é GHS?
GHS é a sigla para Globally Harmonized System. Em português, Sistema Globalmente Harmonizado de classificação e rotulagem de produtos químicos.
Segundo a Hexis Científica, GHS é:
“uma abordagem técnica desenvolvida para definir os perigos específicos de cada produto químico, criando critérios de classificação utilizando dados disponíveis sobre os produtos químicos e seus perigos já definidos para organizar e facilitar a comunicação da informação de perigo em rótulos e FISPQ´s (Fichas de Informação de Segurança para Produtos Químicos)”.
Embora o GHS não seja uma lei ou regra internacional, cada país pode adotá-lo conforme lhe convier por questões de segurança na comunicação de perigo. No Brasil, temos o Decreto Nº 10088/2019 e a ABN NBR 14.725 que versam sobre a obrigatoriedade e a regulação do uso do GHS em território nacional.
O GHS determina que produtos químicos ou que levem, em suas composições, substâncias tóxicas, contenham rótulos e etiquetas que resistam a esses componentes, a atritos e ao contato com água.
Isso porque as informações constantes neles são de extrema importância para que se evitem acidentes, incêndios ou intoxicações.
Caso haja um acidente no transporte desses produtos, os socorristas precisam saber rapidamente de que tipo de substância se trata, para agir com segurança no resgate de pessoas e no recolhimento do material, se necessário.
Daí a importância de rótulos que sejam impressos seguindo as normas GHS.
Esse sistema significa mais que conformidade, garante maior segurança no dia a dia das empresas, transportadores e usuários dos produtos desses setores.
Para um rótulo de um produto químico estar em compliance com o GHS, precisa seguir estes 4 pilares:
1 – Classificação de perigo GHS;
2 – Rotulagem;
3 – FISPQ;
4 – Treinamento / Compreensibilidade GHS, FISPQ e Rótulo
Como funciona a legislação de rótulos e etiquetas de outros segmentos?
Conforme comentado acima, cada segmento tem sua própria legislação para rótulos e etiquetas.
Leis estas que são dinâmicas e variam bastante de acordo com as exigências do mercado.
Por exemplo, no mercado de alimentos, os produtos devem conter, obrigatoriamente, em suas embalagens informações sobre os ingredientes utilizados, dados nutricionais, CNPJ, nome e endereço do fabricante, e data de validade.
Essas informações ajudam o consumidor a saber se o alimento pode ser consumido por pessoas com dietas restritivas como alérgicos e intolerantes à lactose e ao glúten.
As mudanças na lei sobre rotulagem são tão constantes que, em 09/10/2020, a Anvisa publicou no Diário Oficial, a última Resolução da Diretoria Colegiada (RDC 429/2020).
A nova RDC sobre rotulagem de alimentos e bebidas já está tirando o sono dos profissionais da indústria alimentícia e dos produtores artesanais, que tem até outubro de 2022 para se adequarem. Data em que a resolução entra em vigor.
A lei vai impactar diretamente sobre as informações nutricionais dos alimentos. Sejam eles industrializados ou artesanais, deverão seguir o que exige essa nova norma quanto às informações nutricionais dos produtos que fabricam.
Rótulos e etiquetas como elementos de atração e vendas
Não há dúvidas, a embalagem de um produto é forte impulsionador de decisão na hora da compra, e se torna mais importante num universo que valoriza cada vez mais a personalização.
As pessoas buscam mercadorias que combinem não só com seu paladar ou gosto pessoal, mas que expressem seu estilo de vida e personalidade.
Isso faz com que os fabricantes precisem se esforçar e investir na criação de embalagens e rótulos criativos e diferenciados, para seus produtos serem mais atrativos para as suas personas.
Essa questão levanta um sério problema, já que, hoje, a impressão de rótulos é feita ainda por meio de tecnologia analógica, na maioria das vezes.
Essa forma de impressão torna inviável economicamente a impressão em baixas tiragens, o que acaba por impossibilitar a personalização desses impressos.
Para o custo unitário ser atraente nos métodos analógicos de impressão, os produtores precisam imprimir grande tiragens.
E, grandes tiragens só servem para grandes indústrias. Assim, acabam impossibilitando a customização.
Impressão de rótulos e etiquetas com tecnologia digital é a solução?
Sim! Para impressão de rótulos e etiquetas personalizadas ou customizadas, em baixas tiragens, a impressão digital é a melhor solução.
Ela possibilita imprimir rótulos adesivos coloridos, atraentes e completos, com dados variáveis, na quantidade que for necessária, de uma unidade a um milhão.
Além disso, é econômica e muito mais sustentável.
Observe o exemplo: uma farmácia de manipulação que precisa imprimir rótulos customizados para cada cliente, através do processo analógico, necessita realizar os seguintes processos para ter suas próprias etiquetas:
– Contratar uma gráfica analógica, que vai produzir o clichê, fazer o setup de máquina, para imprimir os rótulos pré-impressos.
– Estes pré-impressos precisam prever um espaço em branco para que sejam inseridos os dados customizados dos clientes, a posologia e a data de validade.
Dados estes que, provavelmente, serão impressos numa impressora comum, na própria farmácia.
Se o estabelecimento comercial já tiver uma impressora digital de rótulos, poderá criar suas próprias etiquetas customizadas para cada produto ou cliente, numa única etapa.
O mesmo acontece no setor químico e agro.
As etiquetas precisam ser pré-impressas numa gráfica, para depois receber os dados variáveis em cada uma.
Além do custo elevado, a empresa fica com um passivo imobilizado em estoque, e caso haja uma mudança nas leis que impactam esses rótulos, todo o material poderá ser desperdiçado.
Um prejuízo que pode ser evitado com a impressão digital on demand.
Comportamento “single” e os rótulos customizados
O comportamento das pessoas muda de tempos em tempos, de acordo com novos hábitos, novas culturas e novas tecnologias.
O comportamento “single” não tem a ver só com o aumento de pessoas solteiras ou que moram sozinhas. É uma tendência que pode ser observada mesmo em grandes famílias.
Cada vez mais, as pessoas têm seus próprios gostos e necessidades individuais para adquirir produtos que combinem com sua personalidade e restrições.
Assim, veja o exemplo: numa família de 4 pessoas, composta de pai, mãe e dois filhos, na hora do jantar:
– o pai tem intolerância à lactose e precisa de produtos alimentícios adequados a sua restrição;
– a mãe está de dieta e prefere saladas;
– o filho mais velho deixou de comer carne;
– o filho mais novo só come “junk” food.
Para atender a hábitos de consumo tão individualizados, as empresas precisam não só produzir mercadorias diferenciadas para cada público, como também rotular adequadamente cada produto.
Diante disso, contar com uma impressora de etiquetas e rótulos que permita essa variedade de situações é a solução dos sonhos.
Uma solução que pode fazer parte da estrutura das empresas, adquirindo uma impressora digital, ou terceirizando no mercado gráfico com empresas que oferecem esse tipo de impressão.
Sim! Gráficas que trabalham com grandes tiragens em sistema analógico também podem contar com equipamentos de impressão digital para ampliar seu leque de serviços e clientes.
Assim, essas empresas podem melhorar sua rentabilidade a partir de um investimento muito abaixo das suas realidades de custos de máquinas e equipamentos.
Confira 5 vantagens da impressão digital de rótulos e etiqueta
Além das vantagens de personalização, agilidade e conformidade, a impressão digital apresenta mais 5 vantagens incríveis:
1 – Impressão imediata;
2 – Impressão apenas na quantidade necessária, sem sobras e desperdícios;
3 – Não precisa de estoque;
4 – Não necessita setup de máquina;
5 – Menor custo para pequenas tiragens.
Como ter acesso à tecnologia digital de impressão de rótulos e etiquetas?
Atualmente, no Brasil, a tecnologia de impressão digital de rótulos e etiquetas que se sobressai em inúmeras empresas está sendo dos equipamentos Epson® ColorWorks ou Série C.
Essa série de impressoras está surpreendendo o mercado com facilidade de uso, qualidade do resultado final, cores e contrastes impressionantes, e velocidade de impressão.
Para impressão de rótulos GHS, a Epson® tem como solução ideal a impressora C6500Au.
Um equipamento robusto, projetado para ser instalado em chão de fábrica, para possibilitar a entrega de rótulos e etiquetas just in time.
Com tecnologias de cabeça de impressão PrecisionCore® TFP e tintas DuraBRITE Ultra®, entrega textos super nítidos e coloridos para as FISPQs, e códigos de barras precisos, com resolução de 1200 dpi.
Tem suporte para etiquetas de 25mm a 21 cm, oferece cortador automático e trabalha com bobinas pré-cortadas e contínuas.
E mais, permite o gerenciamento remoto, o que facilita imensamente o trabalho nas linhas de produção industriais.
Já para a rotulagem de bebidas e alimentos artesanais, ou demais produtos que não necessitem seguir normas GHS, como o setor calçadista, moveleiro e de transporte e logística, a Epson® oferece a impressora C7500G.
Um equipamento para impressão digital de rótulos e etiquetas perfeito para pequenas e médias tiragens.
Entrega cores vibrantes, dados variáveis e códigos de barra de alta densidade, em velocidade surpreendente.
Essa impressora trabalha com bobinas pré-cortadas e contínuas, e oferece cortador próprio e rebobinador.
E ainda, imprime até 20 metros lineares por minuto, com largura de impressão de 10,8 cm.
A C7500G também aceita uma ampla gama de substratos como papel normal, sintético, mate e gloss.
Para ter acesso a essas tecnologias, nada melhor que contar com o maior canal de vendas Epson (LFP) da América Latina (ano fiscal 20-21): a DSI Sistemas de Impressão.
A DSI está presente em todo o Brasil por meio de suas mais de 10 unidades, estrategicamente distribuídas para atender você com agilidade e eficiência, onde quer que esteja.
Nossa equipe de especialistas em impressão está pronta para auxiliar na melhor decisão de compra de seu equipamento para impressão de rótulos e etiquetas.
Assessoramos na sua escolha para que adquira a impressora mais adequada às suas demandas.
E mais, a DSI ainda oferece uma condição de pagamento exclusiva: com entrada de 30% mais 6 parcelas, para facilitar a sua vida.
Se você tem interesse em conversar com nossa equipe de consultores, acesse aqui e preencha um formulário de contato.
O mais breve possível retornaremos para fornecer as informações de que precisa.
E se você que saber mais sobre criação de rótulos e etiquetas nos padrões corretos, confira mais um conteúdo DSI aqui.
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