5 boas práticas ambientais para empresas de impressão
Quem trabalha com impressão há algum tempo sabe muito bem o quanto este processo já foi o vilão da história quando o assunto era meio ambiente.
E, infelizmente, ainda pode ser se a empresa de impressos fechar os olhos para a questão e, ainda escolher produtos não certificados.
Neste caso, a economia pode virar uma grande dor de cabeça para o empresário, seus colaboradores e toda a comunidade onde a empresa atua.
Graças a sérios investimentos em novas tecnologias de pigmentação de tintas, de fabricação de papel e de equipamentos, indústrias como a EPSON estão mudando esta realidade.
O Grupo EPSON possui uma política ambiental séria e reconhecida, colocada em prática desde 1988, na qual investe constantemente para aprimorar produtos e processos em busca do mínimo impacto ambiental.
A DSI, como um dos maiores distribuidores EPSON no Brasil, assina embaixo dessa política de respeito ao meio ambiente e adota os 9 princípios básicos de conduta do Grupo EPSON e vai além, traz 5 dicas de boas práticas ambientais que você pode implementar na sua empresa de impressão para atuar com mais sustentabilidade.
1 – Incentive hábitos de desperdício mínimo em seus colaboradores
Por exemplo, possibilite o descarte de lixo orgânico e seco de forma separada, promova o uso de squeezes e canecas próprias (reutilizáveis) para café e água, instale descargas de duplo acionamento para reduzir o consumo de água, acenda as luzes apenas quando necessário, entre outras ações.
2 – Destine embalagens de tintas vazias, cartuchos vazios e equipamentos obsoletos para o correto descarte.
A Epson tem um Programa de coleta de equipamentos, cartuchos e garrafas de tinta que garante o destino ambientalmente correto aos produtos fabricados pela empresa. Saiba mas em: https://epson.com.br/reciclagem-programa-de-coleta
3 – Destine o papel utilizado para reciclagem
Se você conhece uma cooperativa de reciclagem de papel, pode entregar uma vez por mês. SE ainda não conhece, busque na sua cidade que trabalha com isso. Agora, se a sua empresa trabalha com dados confidenciais, a Epson desenvolveu o Paperlab. Um equipamento que cabe num escritório e produz papel novo a partir de papel usado de diversos tamanhos, espessuras e tipos, destruindo, de forma segura, dados confidenciais do seu escritório. Saiba mais em: http://bit.ly/paperlab-epson
4 – Utilize tintas e equipamentos ecoamigáveis
“A Epson define um produto ‘ecoamigável’ como aquele para o qual os impactos ambientais são considerados, desde a sua concepção até sua conclusão. Isto é, em todas as fases do ciclo de vida, da concepção, fabricação, transporte, uso e reciclagem.”
A Epson segue à risca a norma europeia que proíbe substâncias perigosas nos processos de fabricação de produtos, em conformidade com a Diretiva RoHS (Restriction of Certain Hazardous Substances) e, mesmo os produtos comercializados fora da Europa segue estes padrões. Mais informações aqui.
5 – Adquira equipamentos com menor consumo de energia e com maior vida útil
A tecnologia Epson está sempre à frente. Por isso, garante equipamentos com maior durabilidade e que consomem menos energia e suprimentos. Lembre-se, o mais sustentável nem sempre é o mais barato. É preciso fazer o cálculo do custo de aquisição x ciclo de vida x volume de produção x consumo médio de suprimentos para avaliar o custo-benefício e fazer sua escolha. Para fazer este cálculo de forma mais eficiente, você pode usar a metodologia de comparação de custos a longo prazo, o TCO (Total Cost of Ownership ou Custo Total de Propriedade).
Implementando essas 5 práticas, com certeza, sua empresa de impressão vai dar um importante passo à frente para ser mais sustentável, econômica e, até mesmo, mais rentável.
Para saber como a DSI e a Epson podem ajudar sua empresa a alcançar melhores resultados de sustentabilidade e rentabilidade, entre em contato com nossa equipe.
Gostou do conteúdo?
Compartilhe nas redes sociais: