5 dicas para as confecções qualificarem o seu pessoal
Você já conferiu nosso texto em que destacamos que as pessoas são um dos três aspectos fundamentais para o sucesso de uma empresa, certo? Se ainda não viu, clique aqui!
Dessa forma, encontrar um profissional com o perfil certo para a sua confecção, e com as competências ideais para desempenhar cada função, não é tarefa fácil.
Como gestor, você frequentemente tem duas saídas: encontrar alguém já qualificado ou treinar o funcionário. Porém, todo treinamento e experiência tem data de validade e, até mesmo, um profissional experiente precisará se reciclar de tempos em tempos, ou mesmo aprender novos conhecimentos para alcançar patamares maiores.
No segmento de confecções e estamparias, a competitividade é alta e a tecnologia tem oferecido novas possibilidades.
O ideal é que esses novos processos sejam aprendidos antes de serem usados em um novo produto ou serviço.
Mas, o que fazer, então?
Conhecendo as suas dúvidas, preparamos 4 dicas simples para reforçar a importância da qualificação profissional da sua equipe.
1. Estimule a cultura do aprendizado.
É natural que ao desempenhar uma profissão durante 8, 9 horas por dia, e ainda ter que cuidar de questões pessoais, deixemos o aprendizado um pouco de lado.
Considerando que as pessoas passam, muitas vezes, mais tempo na empresa do que em casa, é papel da empresa estimular o funcionário a sair do comodismo. Não apenas pensar fora da caixa, mas sair da caixa.
Pouquíssimas empresas fazem isso e, as que fazem, certamente colhem frutos.
Crie uma cultura de aprendizado, sorteie livros, promova discussões, exiba vídeos para a equipe.
Uma boa ideia é realizar uma reunião por mês, ou a cada 15 dias, para trocar ideias e conhecimentos. Nestes momento, você pode trazer um profissional de fora para dar um rápido treinamento sobre uma tecnologia nova, ou valorizar quem é de casa, abrindo espaço para os funcionários compartilharem seus conhecimentos com o resto da equipe.
De quebra, isso ainda deixará a equipe mais unida.
2. Procure as instituições de ensino
A cada ano, novos equipamentos chegam ao mercado cada vez mais complexos e robustos em termos de funções oferecidas.
E o que fazer para acompanhar essa tecnologia?
Instituições como o Senai e Senac oferecem cursos na área de design e operação de maquinário, além de muitos outros para variadas áreas, alguns deles gratuitos.
Fique atento ao Instituto Orbitato. Localizado em Pomerode (SC), oferece cursos e workshops relacionados à criatividade, em consultorias para pessoas e empresas, além de oferecer conteúdo sobre todas as áreas da confecção através do Orbita Criativa.
3. Incentive o aprendizado de habilidades relacionadas
O mundo da moda bebe de várias fontes e envolve arte, artesanato, design, além de trabalhos manuais diversos.
Assim, com um bom profissional de estampas precisa entender tanto de Photoshop (software de edição da Adobe) como da história da arte, seria valioso se um vendedor entendesse a psicologia das cores ou os fundamentos do desenho.
Tais conhecimentos agregam para o profissional e para a sua empresa. Expande a mente e as possibilidades, gera argumentos e facilita o entendimento do trabalho de cada um na equipe.
Ao se aprender sobre um novo assunto, os ganhos não se limitam a ele, uma vez que uma ampla gama de recursos cerebrais são necessários para desempenhar atividade.
4. Valorize os especialistas
Embora um bom profissional da área de estamparia seja um profissional híbrido, que entenda tanto as questões técnicas, quanto de mercado, profissionais especialistas ainda são muito valorizados e possuem lugar certo dentro das empresas.
A diretora-criativa do Instituto Orbitato ressalta que desenhistas, estampadores de amostras e separadores de cor são algumas das especialidades mais procuradas pelo mercado.
Um especialista pode fazer a diferença no ritmo de produção de uma empresa, além de agregar mais qualidade em todo o processo.
5 – Incentive a troca de conhecimento
Outra boa ideia é a troca de conhecimento.
Alguém da produção pode ensinar a uma pessoa do financeiro, por exemplo, como usar uma máquina de costura ou vice-versa, criando um ambiente dinâmico de aprendizado e valorização do que o colega faz. Acabando com a cultura do “o que ele faz é fácil, quero ver ele no meu lugar…”
Uma excelente opção, também, é colocar os profissionais mais velhos em contato com os mais novos, incentivando a troca de conhecimento entre as gerações. Assim, cada um ensina o que o outro ainda não sabe, mostrando que sempre temos muito o que aprender, independente da idade.
De processos a tecnologias, há muito o que ser trocado e compartilhado numa equipe. Experiências, casos de sucesso e de insucesso também trazem lições.
Os mais novos podem trazer dicas sobre uso de novas tecnologias não só do dia a dia, mas também de técnicas como a sublimação, que vem ganhando espaço e sendo um importante diferencial nas confecções que querem se destacar no mercado.
É importante lembrar que não é obrigação somente do funcionário buscar melhorar sua formação, mas também da empresa. É uma típica relação ganha-ganha. E mesmo que o funcionário venha eventualmente a deixar sua empresa, certamente ele será grato à você pelo que contribuiu para a sua formação profissional e carreira.
Para a sua empresa, a qualificação oferecida garantirá um funcionário engajado, mais produtivo e mais comprometido com os resultados. Para a empresa, significará mais qualidade e mais produtividade, o que, no final, com certeza, assegura mais lucro.
Assim, busque a qualificação da equipe, seja para a modelagem, para a estamparia ou para a venda. Todo o cuidado que você tiver com o processo e as pessoas vai reverter em imagem de marca para o seu produto e, com certeza, mais lucro para a sua empresa.
LUCRAR MAIS COM TECIDOS ESTAMPADOS É POSSÍVEL!
Confira dicas e informações incríveis que vão fazer toda a diferença na sua confecção.
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