5 táticas para vender mais em 2021
2020 não foi um ano fácil pra ninguém.
No início, mil planos e expectativas com mais um ano eleitoral com muitas demandas de impressão e economia em ascensão. Em março, o grande baque. Com o decreto de pandemia mundial pela OMS, o mundo parou.
Muitos sentiram a crise apertando e as oportunidades minguando. Outros, encontraram na dificuldade a oportunidade de inovar e investir. Agora, 2021 chega com um cenário um pouco mais estabilizado, mas ainda com todos os protocolos e cuidados que o Coronavírus está exigindo das pessoas e das empresas.
Nesta realidade, será possível conquistar mais clientes e se destacar da concorrência?
Como ampliar as vendas?
Como aumentar o ticket médio dos clientes?
Se estas perguntas estão tirando o seu sono, este conteúdo que preparamos é para você.
Só quem trabalha com vendas sabe bem como são grandes os desafios de bater metas e superar números de concorrentes e seus próprios resultados. Ainda mais num momento ainda instável que estamos vivendo.
Se você também sente que “trabalhar com impressão é matar um leão por dia!”, está na hora de implementar novas táticas nos seus processos de vendas.
Assim, para acompanhar a velocidade das tendências mundiais, dos novos hábitos de consumo e das novas tecnologias disponíveis, é preciso correr!
Para ajudar você a vencer este “leão”, separamos 5 dicas que vão fazer muita diferença no seu dia a dia. Confira!
Dica 1 – Conheça seu cliente
A regra número 1 do marketing é simples: saiba para quem você está vendendo, para que você possa oferecer o produto que atende as suas necessidades.
Saiba o que o seu público gosta, o que têm assistido, o que valoriza e também o que detesta, o quanto está disposto a pagar, quais suas dificuldades e por quais motivos adquiriria o seu produto ou contrataria seu serviço, etc.
Pense nele como seu melhor amigo. Quanto mais você conhecer do seu consumidor, melhor tende a ser a relação.
Faça um desenho do perfil do cliente que mais adquire seu produto ou serviço, e busque novas pessoas dentro deste perfil.
No marketing digital, esse processo chama-se criação de Persona, e ajuda a empresa a encontrar os argumentos de vendas ideais para direcionar toda sua comunicação e relacionamento para esses potenciais clientes.
Dica 2 – Ofereça variedade
É muito mais fácil aumentar a receita, oferecendo mais opções de produtos do que aumentando o preço.
Então, tente criar produtos com apelo para os diversos perfis do seu público. Lembre-se que não é porque você definiu um público-alvo ou persona, que esse público tem os mesmos gostos, desejos e personalidade.
Oferecer o produto certo está intimamente ligado a conhecer bem o seu cliente.
Quem trabalha com impressão digital por sublimação, pode incrementar seus serviços, imprimindo direto no tecido algumas peças, aumentando o mix e a lucratividade, por exemplo.
Fique atento também às oportunidades que surgem com os movimentos atuais. Por exemplo: com a pandemia, muitos que imprimiam brindes começaram a sublimar máscaras faciais, ganhando um mercado que, até então, nunca havia sido imaginado.
Quem passou a oferecer esse produto ou serviço, disparou na frente, porque muitas empresas solicitaram máscaras personalizadas para seus funcionários e clientes.
Por isso, é preciso ficar “de olho” no mercado o tempo todo, observando as pessoas, seus hábitos e desejos. A qualquer momento, pode aparecer um boa oportunidade para os seus negócios.
Dica 3 – Defina um segmento
As chances de sucesso são maiores se a sua empresa tiver um foco claro, por exemplo “oferecer produtos autênticos e competitivos no segmento de moda infantil”.
Assim, você pode se especializar em um mercado, conhecer tudo sobre ele e desenvolver melhores produtos.
Um outro exemplo interessante que faz uso da tecnologia da sublimação é o segmento de moda praia.
Como boa parte dos produtos utilizam tecido sintético, praticamente tudo pode ser feito com estampas produzidas por sublimação, de biquínis e maiôs a bonés e chinelos, de forma que uma estampa criada pode ser aplicada em diversas peças, aumentando a rentabilidade e a atração do público final.
Outra grande novidade são as estampas com cores fluorescentes, que agora podem ser produzidas por sublimação, a partir das impressoras sublimáticas Epson SureColor F571 e F9470H.
Com essa tecnologia, quem trabalha com estampas para artigos esportivos para ciclistas, maratonistas e motociclistas pode sair na frente, produzindo peças diferenciadas e supermodernas, que além de bonitas, podem servir de fácil visualização para quem pratica esportes à noite e precisa ser visto a distância.
Dica 4 – Invista num E-commerce ou num Market Place
Com a pandemia, as compras online dispararam. Nunca se comprou tanto pela internet. E, as empresas que já contavam com e-commerces, mais uma vez, saíram na frente. Quem ainda não tinha sua loja virtual precisou correr para implantar essa possibilidade para os clientes.
As lojas virtuais são canais de distribuição poderosos e com custos muito mais baixos do que lojas físicas. Sem falar que possibilitam a ampliação do mercado de atuação da sua marca.
Além de ter a própria loja online, hoje em dia as empresas podem contar com várias plataformas comerciais em que se pode vender produtos sem necessitar construir um site do zero e administrá-lo. Desde o Google Shopping até os mais famosos Market Places como OLX, Mercado Livre, Magalu, Submarino e Americanas são opções “quentes” para você expor seu produto e ganhar novas vendas.
Coloque os custos de cada um numa planilha para avaliar qual o melhor canal, de acordo com os objetivos e o porte da sua empresa.
Dica 5 – Abuse das redes sociais
As redes sociais também ampliaram as suas possibilidades de comércio com a pandemia, e forma a escolha das pequenas empresas para viabilizar o comércio eletrônico. Elas oferecem um ótimo custo-benefício, especialmente para empresas menores.
Anúncios on-line como GoogleAds, FacebookAds e InstagramAds são flexíveis o bastante para atingir somente o público da sua região e com os interesses que você definir.
Ter perfil no Instagram e, até mesmo, no Pinterest podem ajudar sua marca a decolar ainda mais rápido.
Mas, para isso, invista em fotos que valorizem seu produto, pois o público destas redes curte imagens bacanas muito mais que textos longos e conceitos.
Além disso, invista no boca a boca, por exemplo, enviando produtos para microinfluenciadores da sua região ou do segmento falarem em seus canais, como colunistas sociais, blogueiros de moda e jornalistas. O resultado normalmente compensa o investimento.
Agora que você já tem as 5 dicas para vender mais em 2021, que tal começar implementando uma por uma e testar os resultados?
VENDA MAIS BRINDES
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