Como diminuir os riscos de quem trabalha com estampas
O bilionário investidor Marcus Lemonis resume o sucesso de uma empresa em três aspectos: pessoas, produto e processos.
Lemonis é dono de uma empresa que fatura mais de 3 bilhões de dólares por ano e emprega mais de 6.000 funcionários, que ficou famoso ao apresentar o programa O Sócio (The Profit, nos EUA), no qual ele busca pequenos negócios para investir o seu próprio dinheiro e, no processo, dá lições de empreendedorismo e gestão.
Neste post, tentaremos adaptar o manta de Lemonis para empresas como a sua, micro, pequeno e médio porte do ramo de confecção ou estamparia que trabalham duro para fazer o seu negócio crescer.
PESSOAS
Importantes para empresas de qualquer porte, elas são ainda mais essenciais em empresas menores. Encontrar bons profissionais não é tarefa simples e uma vez encontrado, você precisa reconhece-lo e faze-lo se sentir importante dentro da equipe. Mas não basta ter as pessoas certas, é fundamental que elas estejam nas posições certas.
Talvez você tenha um profissional talentoso trabalhando em vendas, e ele não leve muito jeito para lidar com pessoas.
Nesse caso, cabe ao gestor perceber e trabalhar para transferi-lo para uma posição que combine com o seu perfil, como a produção ou financeiro.
Muitas vezes, mudar de setor exige treinamento, o que também demanda tempo, mas se o profissional for comprometido, esforçado e honesto pode valer o investimento. Quando se trata de pessoas, os melhores resultados vêm a longo prazo.
PRODUTO
Produtos são a razão de existir de um negócio e, normalmente, a parte mais visível da empresa.
Um bom produto estimulará o boca a boca, a mais poderosa forma de propaganda há séculos.
Esse produto normalmente é o carro-chefe da empresa ou como os americanos chamam “flagship” (que significa navio-almirante, o tipo de navio mais poderoso de uma frota).
Uma boa parte dos negócios possuem um produto flagship, mas no ramo de confecções e estamparias sua presença parece ser menos comum.
Se é o caso da sua empresa, considere o desenvolvimento de um produto diferente o bastante para colocar a sua empresa em posição de destaque.
Talvez uma estampa diferenciada, exclusiva, pode chamar a atenção e ganhar o coração do consumidor por várias temporadas.
Contudo, raramente uma empresa sobrevive de um único produto. Então, o foco deve ser a construção de um portifólio de produtos poderoso, capaz de abranger todos seus públicos, sem onerar demais a empresa. Isto é, sua comercialização deve valer a pena, obter lucro.
Avalie cada produto/serviço que a sua empresa oferece. Aspectos como preço, embalagem/aparência, versões oferecidas e públicos são um bom ponto de partida.
PROCESSO
Muitas grandes empresas investem muito dinheiro em processos, o menos visível dos três aspectos.
Processos são importantes para a qualidade e demonstram um alto grau de profissionalismo e técnica, levando a maior eficiência.
Processos podem ser definidos, a grosso modo, como “por a casa em ordem”, regras, procedimentos que devem ser seguidos para o bom desempenho de uma atividade.
Por exemplo, ao confeccionar uma peça ou estampar uma camiseta, processos irão garantir que cada peça siga a mesma ordem e resulte na mesma qualidade, diminuindo o tempo de produção, evitando erros, dentre outras vantagens.
Alinhando estes três pilares da empresa, seja uma confecção ou uma estamparia, trabalhando ou não com sublimação, todos sairão ganhando agilidade, produtividade e lucratividade.
E nas empresas de confecção, o que mais pode ser feito para diminuir os riscos de produção?
Além de adotar processos dinâmicos, de treinar pessoas e definir os produtos, novas tecnologias têm surgido para diminuir os riscos de produção no segmento de moda e confecção.
Uma dessas tecnologias tem revolucionado a estamparia.
Os novos equipamentos de impressão sublimática que chegaram ao mercado estão possibilitando que as confecções, até mesmo de pequeno porte, absorvam este processo e ganhem agilidade e total controle sobre os procedimentos de estampar tecidos.
As impressoras para sublimação da Série F da Epson são um exemplo disso.
Imprimindo e sublimando os tecidos na própria empresa, a confecção reduz significativamente os riscos com atraso na entrega, peças erradas, má qualidade e, até mesmo, garante o sigilo da sua coleção do início ao fim do processo.
E mais, detém todo o controle dos testes, das peças-piloto e da qualidade de cada um dos suprimentos usados o processo, assegurando que a qualidade final esteja dentro do padrão que a marca deseja oferecer a seus clientes.
LUCRAR MAIS COM TECIDOS ESTAMPADOS É POSSÍVEL!
Confira dicas e informações incríveis que vão fazer toda a diferença na sua confecção.
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