Importância da temperatura e umidade para a qualidade da impressão
A sublimação está em alta. Seja para estampar artigos de moda, decoração e esportivos ou para a impressão de brindes, esta técnica tem ganhado cada vez mais mercado.
Algumas empresas iniciam na sublimação e não conseguem bons resultados de imediato. O que poucos sabem é que são necessários alguns cuidados básicos para alcançar a melhor performance do equipamento e do resultado final.
Um dos itens básicos muito importantes é o controle da temperatura e da umidade no local da impressão e da transferência.
Conforme informação dos próprios fabricantes das impressoras, a temperatura no ambiente de impressão não deve ultrapassar de 25ºC. Caso isso aconteça, o resultado pode não ser muito positivo. Temperaturas muito altas ou muito baixas podem alterar as características da tinta, deixando ela mais densa no frio ou mais líquida no calor.
Já a umidade relativa do ar deve ficar entre 30 e 40%. Se ultrapassar disso, o papel pode absorver umidade e atrapalhar a transferência das cores, causando uma série de problemas. Se o papel amolecer ou enrugar, a cabeça de impressão pode raspar nas ondulações, causando danos ao equipamento.
Outro problema causado pela umidade é que ela retarda a secagem da impressão, tornando comum a ocorrência de “raspadas” durante o corte e a retirada da mídia ou, até mesmo, manchas na impressão durante o rebobinamento.
Se o ambiente estiver muito seco, outros problemas podem aparecer como a aceleração da secagem da tinta, resultando no entupimento dos jatos da cabeça de impressão.
Em papéis sublimáticos tratados, que absorvem menos tinta, em adesivos, em lonas e outros substratos, esse problema de umidade pode ser ainda maior. Por isso, é muito importante estar atento a esses fatores e investir na climatização da sala de impressão e de estoque de materiais.
Se você tem dúvidas sobre a umidade relativa do ar nos ambientes de impressão da sua empresa, uma boa saída é contar com um termohigrômetro. Um medidor de temperatura e umidade num único dispositivo que pode ser digital ou analógico.
O Termohigrômetro possibilita saber exatamente se as condições de trabalho estão ideais ou se é necessário usar um desumidificador no ambiente, ou estocar seus papéis para impressão numa estufa, por exemplo.
Além de tudo isso, para as suas impressões surpreendam positivamente seus clientes, é muito importante que sua empresa conte com profissionais treinados, equipamentos e suprimentos de alta qualidade.
Gostou do conteúdo?
Compartilhe nas redes sociais: